Oioi, gente, aqui é a teacher Giulia Marlina e hoje vim falar sobre dicas e técnicas para melhorar a sua aprendizagem.
O processo de aprendizagem não é apenas repetir, aliás, existem várias dicas para te auxiliar sobre isso, como por exemplo: superar o medo de errar, organizar um tempo para estudar, conhecer o seu estilo de aprendizagem, tipo de inteligência (ainda está com dúvidas sobre essa última? Dá uma olhadinha nesse post, entre outras coisas.
Mas é claro que a lista ainda não acabou, ainda tenho mais precioooosas dicas! Um bom professor sempre tem várias cartas na manga, não é mesmo? 😀
1- Contextualize-se
Contextualizar o conteúdo com o dia a dia é uma ótima estratégia para fixação. Incorporar vivências, estudar textos/notícias que façam sentido para VOCÊ, irá possibilitar estabelecer relações entre os conteúdos!
2- Use a tecnologia ao seu favor.
Venhamos e convenhamos, não largamos mais o celular! Dessa forma, vamos utilizar essa maravilhosa tecnologia ao nosso favor em quatro passos. Primeiro passo, mude o idioma do seu celular para o qual está estudando. Segundo passo, explore aplicativos que te auxiliam na aprendizagem de novos vocabulários e conteúdos gramaticais. Terceiro passo, siga e curta páginas que envolvam o idioma que tem estudado. Quarto e último passo, explore os canais no YouTube e Ted Talks, nesses sites você irá achar ótimos vídeos com diversos sotaques e curiosidades.
3- Tenha o seu tempo ocioso!
Dar uma acalmada na rotina e se dar ao direito de ter um tempo ocioso é essencial para uma boa saúde e não surtar. Sair com amigos, meditar, passear com o cachorro no parque, ler um livro, assistir sua série favorita ou, simplesmente, fazer nada, irá te trazer benefícios e te auxiliar na aprendizagem. De acordo com a pesquisadora Immordino-Yang, “o foco para dentro afeta a maneira como construímos memórias e sentidos (…)”, sendo assim, tendo o seu tempo ocioso, irá melhorar a qualidade da atenção externa. Está esperando o quê para relaxar?
4- Inversão de papeis
Já pensou em ensinar alguém sobre o que está aprendendo no idioma? Essa estratégia é chamada de “Sala de aula invertida” (ou em inglês, flipped classroom). Isso pode ser feito em sala de aula em conjunto com o seu professor e colegas ou você pode ensinar algum amigo/familiar. Afinal, você irá se aprofundar na matéria, para assim, ter um bom preparo ao ensinar alguém. Desafiador, não?
5- Faça resumos!
Assistiu um filme? Leu alguma matéria/notícia? Ouviu uma música nova? Iniciou um conteúdo novo em sala de aula? Não perca a oportunidade! Escreva resumos sobre isso. Vamos lembrar que a informação, na memória de curto prazo, após algum tempo, cai no esquecimento. Sendo assim, não deixe de escrever esses resumos com as principais informações. Ah, e escreva no idioma que está aprendendo, assim, irá aprimorar ainda mais a sua habilidade de escrita.
6- Durma.
Os benefícios de uma boa noite de sono são diversos, entre eles: diminuição na produção de cortisol e adrenalina, ajudando a diminuir o estresse, além de estimular a memória e o raciocínio. Recentemente, pesquisadores da Langone Medical Center (Nova York) afirmaram que dormir após estudar, estimula o crescimento de conexões cerebrais, facilitando a retenção de memória (mas não leve isso como desculpa para dormir a qualquer momento, viu? *emoji rindo*). Após ler essas informações, acredito que você entendeu que, realmente, é preciso aprimorar a sua qualidade de sono, para assim, melhorar o seu processo de aprendizagem, certo?
O que acha de explorar alguns aplicativos e vídeos? Corre lá e comenta aqui os melhores que achou!
Gostou do post? Então, não se esqueça de deixar o seu like e compartilhar com seus amigos!
Até a próxima!