Tempo de leitura: 5min
Ler em outra língua é um desafio que demanda tempo e, muitas vezes, paciência. No entanto, com a abordagem correta, podemos transformar essa tarefa em algo prazeroso e gratificante. Separamos cinco dicas valiosas para nos ajudar a treinar a leitura em outros idiomas e tornar esse processo mais eficiente e interessante.
1. Leia Algo que Realmente Seja do Seu Interesse
Ler algo que realmente desperte nosso interesse é fundamental. Seja um artigo, um livro ou qualquer outro tipo de texto, é importante que o conteúdo seja atraente para nós. Não devemos ler apenas por achar que devemos ler um determinado texto; isso pode acabar com nossa motivação inicial. Vamos usar essa motivação a nosso favor e escolher algo que seja prazeroso!
2. Não Tente Traduzir Todas as Palavras
A vontade de traduzir absolutamente tudo que não entendemos é grande, mas isso torna a leitura cansativa e nos impede de aproveitar o texto. O melhor é usar o contexto para preencher as lacunas das palavras que não entendemos. Se a compreensão não for possível, aí sim, é importante pesquisar. Caso um termo desconhecido apareça com muita frequência, pode ser que essa palavra valha uma consulta ao dicionário.
3. Textos Curtos São uma Boa Opção para Começar
Muitos alunos tentam começar por livros famosos no idioma que estão aprendendo, mas muitas vezes, esses textos são longos e a linguagem nem sempre é fácil. Se nunca lemos na língua em questão, que tal começar com notícias e artigos de revistas? Podemos, inclusive, ler algo sobre o tema em português antes e, então, buscar o texto em italiano, inglês, espanhol, etc. Contos e crônicas também são uma ótima pedida para os primeiros passos!
4. Procure Textos que Correspondam ao Seu Nível no Idioma, mas Não Ignore os Textos Autênticos
Existem muitos livros adaptados, produzidos especialmente para estudantes de nível básico, intermediário ou avançado. Materiais assim podem realmente facilitar a criação do hábito de leitura e ser um bom começo, mas é importante não ignorar textos que não sejam facilitados. Quando conversamos com alguém de outro país ou lemos comunicados importantes, encontramos estruturas que não são adaptadas ao nosso nível. Portanto, já é melhor ir praticando, não?
5. Aplicativos que Podem Ajudar
Para fechar este post de dicas valiosas, separamos algumas indicações de aplicativos que podem ser úteis na hora de procurar textos e praticar a leitura.
- Awabe – Inglês Leitura Diária: textos de diferentes temas e em diferentes níveis de complexidade, com audiodescrição.
- BBC Learning English: o aplicativo da BBC disponibiliza os textos dos programas, permitindo assistir ao vídeo e ler o que foi dito.
- Beelinguapp: oferece notícias, biografias, artigos, etc., em vários idiomas. É possível personalizar com o nosso nível na língua escolhida e com os temas que são do nosso interesse. Também temos a leitura dos textos disponíveis, permitindo escutar e praticar a pronúncia. O aplicativo é pago, mas podemos fazer um teste gratuito por 7 dias.
Conclusão
Treinar a leitura em outro idioma pode ser uma experiência enriquecedora e divertida se adotarmos as estratégias certas. Ler algo que desperte nosso interesse, evitar traduzir cada palavra, começar com textos curtos, procurar materiais que correspondam ao nosso nível e utilizar aplicativos úteis são passos que podem facilitar e potencializar nosso aprendizado. Vamos colocar essas dicas em prática e continuar evoluindo na nossa jornada de aprendizado de idiomas!