Tempo de leitura: 10 minutos
O bullet journal, ou “bujo” para os íntimos, é uma agenda criada por você, totalmente personalizada, com o objetivo de organizar melhor suas tarefas diárias, metas para o futuro, eventos importantes e o que mais pedir aquela dose extra de planejamento. Diferente de uma agenda comum, o Bujo contém páginas em branco para que você possa criar as listas, calendários, trackers, desenhos e checklists na ordem em que faça mais sentido para você, suprindo as suas necessidades específicas.
Muitas pessoas utilizam essa agenda para registrar suas atividades do dia-a-dia, acompanhar os exercícios físicos, a menstruação, tarefas da escola ou do trabalho e até mesmo a quantidade de água ingerida por dia! As possibilidades são infinitas, basta ter criatividade! Mas você já pensou que o bujo também pode ser um aliado na sua aprendizagem de idiomas?
Por se tratar de uma ferramenta de organização, manter um bullet journal para te ajudar no progresso com a língua estrangeira é uma ótima estratégia! Já sabemos que planejamento é fundamental, mas conseguir fazer um acompanhamento específico do aprendizado é ainda mais sensacional – ainda mais podendo abusar das cores, formas e adornos lindíssimos que o bujo possibilita!
Para começar, basta um caderno e uma caneta ou lápis! Eu recomendo um caderno sem pauta e que tenha a folha com a gramatura um pouco mais pesada, para que você possa utilizar diversas canetas, canetinhas, marcadores e até colagem! Também recomendo utilizar lápis de cor e post-its, principalmente se o seu estilo de aprendizagem for o visual. Ainda não sabe o seu estilo de aprendizagem? Confira aqui.
Depois de separar o material, devemos pensar nos tópicos e listas que queremos adicionar ao nosso bullet journal, e decidir a melhor sequência para as páginas. Minha dica seria iniciar com uma capa bem bonita, de repente com a bandeira do país do seu idioma, frases na língua que te motivem, e o que mais você achar interessante. Logo depois é legal adicionar uma página com as suas metas para esse aprendizado. Não esqueça de enfeitar, com ícones, fontes diferenciadas e ilustrações. Algumas ideias de títulos são:
- 10 motivos para aprender italiano (ou a sua língua estudada)
- Quando eu for fluente em alemão, vou…
- Como me sinto ao saber que falo inglês fluente
Uma outra ferramenta legal do bujo é o TRACKER, que é uma maneira de visualizar sua progressão ao decorrer do mês. No aprendizado de línguas, ele funciona muito bem para anotar a frequência com que você tem contato com o idioma. Crie uma tabela com todos os dias do mês (na parte horizontal) e na lista vertical, à esquerda, adicione as habilidades trabalhadas ou o tipo de contato com a língua que você pode ter. Exemplo: leitura, assistir série, ouvir música, escrever, falar, utilizar aplicativo, etc. A cada dia, marque um “x” ou pinte o quadradinho no campo que cruza a data com a prática realizada. No final você visualiza em que dias produziu mais, e quais atividades fizeram parte do seu mês.
Se você gosta de desafios, o diário também é legal para esse tipo de registro. Você pode se desafiar a:
- escrever um texto por dia no idioma (procure por Writing Challenge para ter ideias)
- encontrar 5 palavras novas por dia
- ouvir uma música diferente todos os dias
Tudo isso no idioma alvo, viu?!
Você também pode criar suas listas. Algumas ideias de páginas são:
- Palavras favoritas da semana
- Sentimentos em alemão (ou no seu idioma)
- Grammar Topic (tópico gramatical)
- Palavras relacionadas à natureza (ou qualquer outro tema – nas listas de vocabulário é muito legal utilizar ilustrações para te ajuda na tradução das palavras, ao invés de escrever o significado em português)
- Dicionário de sinônimos
- Como dizer as horas
E o que mais a sua criatividade permitir! O mais legal do bujo é que não existe uma regra, tudo é possível e é você quem cria!
E não se preocupe se sua caligrafia ainda não for tão “rebuscada” como as referências que encontramos por aí na internet – foco no conteúdo! Te garanto que com a prática você vai acabar ficando fera no lettering.
Para se inspirar, procure por “bullet journal language learning” em sites como o Pinterest.