Tempo de leitura: 15 minutos
Para cumprir seus objetivos de vida, conhecer o seu “ponto de chegada” é o primeiro passo para começar a traçar um plano. Se fizermos uma analogia a viajar, por exemplo, sabemos que é impossível comprar o ticket do voo, reservar o hotel e planejar o roteiro sem antes decidir o destino da viagem! Com nossas metas de vida funciona da mesma forma.
Antes de pensarmos sobre como vamos “chegar lá”, é importante primeiramente saber onde é o nosso “lá’, nosso destino final.
Utilizando os SMART GOALS, ou metas Smart, traçamos planos conscientes e específicos dos nossos objetivos, lembrando sempre da relevância e também da possibilidade real de concretização deles.
Se você deseja saber mais sobre isso, leia aqui.
Agora eu te convido a realizar um exercício para definir algumas de suas metas de vida e conectar o aprendizado do idioma ao processo de concretização de seus objetivos pessoais!
Para isso, vamos utilizar alguns conceitos da Metodologia dos 6Ds. Você já ouviu falar sobre as Seis Disciplinas?
Inicialmente a Metodologia dos 6Ds surgiu no meio corporativo como proposta de inverter a lógica na solução de problemas. Ao invés de pensar logo de cara na resolução, a ideia principal é começar pelo fim do processo, quebrando o paradigma de ir em direção ao óbvio. A concepção é iniciar determinando quais são os resultados esperados e os impactos que eles alcançam, depois refletir sobre os comportamentos e atitudes necessárias, e apenas após esses processos pensar em como começar essas mudanças. Em relação ao nome da metodologia, cada um dos seis D é a inicial de uma etapa:
1- Determinar o resultado
2- Desenhar uma experiência completa: preparação, aprendizagem, transferência e realização
3- Direcionar a aplicação
4- Definir a transferência do aprendizado
5- Dar apoio à performance
6- Documentar os resultados
Nós podemos adaptar essa metodologia corporativa e aplicá-la às nossas metas pessoais e profissionais. Depois de determinarmos o objetivo, teremos o segundo passo, que é conectar o aprendizado do idioma àquilo que quero em minha vida. Para utilizar a metodologia, basta refletir com as perguntas abaixo:
D1 – Determine Resultados
- O que você gostaria de atingir?
Ex: Cozinhar mais saudável, mas saindo do básico e sendo criativo
D2- Desenhe a experiência
- Como você deve se preparar para isso?
Ex: pensando nas receitas e me preparando com os ingredientes corretos
- Qual seria a sua nova forma de fazer?
Ex: Com diferentes ingredientes, planejando as refeições e sem sofrer para tomar a decisão
- De que maneira você se imagina realizando essas atividades?
Ex: Sabendo novas receitas eu poderia explorar a culinária e criar até meus próprios pratos
- Como você sentiria realizado?
Ex: Comendo mais saudável eu me sinto mais feliz, e comer coisas diferentes é algo que gosto muito de fazer, talvez eu emagreça e fique com mais disposição física
D3- Direcione a aplicação
- Como você se convence de que seus esforços geram resultados? Você compra a sua ideia?
Ex: vai ser fácil de ver, até fisicamente, as mudanças no meu corpo e no meu humor!!!
D4- Defina sua transferência de aprendizado
- Há mais alguém envolvido no processo? Como meu objetivo afeta suas vidas e também meu relacionamento com essas pessoas?
Ex: Como moro com meu filho vou precisar pensar nas refeições para que ele também aproveite
D5- Dê apoio a você mesmo
- Que materiais preciso para chegar lá? Que conhecimentos preciso adquirir? Como posso facilitar?
Ex: Preciso escolher os ingredientes certos para as receitas que sejam saudáveis e também me planejar quando fazê-las. A mudança começa na lista do mercado.
D6- Documente seus resultados
- Onde posso registrar as pequenas conquistas de meu caminho? Posso medir minha evolução através das atividades e comportamentos realizados? (Ex: tentativas, horas estudadas, dias seguidos, porcentagem, etc).
Ex: Pensei em criar um álbum de fotos no meu celular com as receitas que são saudáveis e diferentes, para poder registrar. Pode até virar meu cardápio particular! Talvez perguntar se algum amigo quer entrar nesse desafio comigo e a gente se incentiva, mandando fotos e ideias um para os outros. Com certeza, um plano da semana me ajudaria muito.
Agora que você já sabe definir seus objetivos, vamos dar uma olhada em como conectar o processo de realização ao estudo da língua estrangeira. Uma das formas mais fáceis é utilizar o passo da preparação (estudo, treino, investigação) para praticar o idioma. Com certeza existe material relacionado ao tema desejado na língua estudada. Se você tem essa necessidade aqui, alguém do outro lado do mundo também terá! Materiais originais são ótimos para apresentar aspectos linguísticos naturais dos outros idiomas.
No exemplo vemos alguém com a missão de cozinhar mais saudável com criatividade. A dica que damos é seguir canais estrangeiros de receitas saudáveis no Youtube, Instagram, e outras mídias. E que tal fazer a lista de compras do mercado no idioma estudado? Ler texto sobre os diferentes tipos de temperos também faz parte do plano estratégico de uma alimentação melhor – por que não estudar sobre isso na língua estrangeira? Além de aprender muitas palavras novas e estar em contato constante com o idioma, o conhecimento da área em específico é adquirido e te leva cada vez mais para perto de viver a sua vida ideal!
Atividades que podem ser realizadas em qualquer idioma conectadas a um tema específico:
- Ler um artigo curto
- Assistir a um vídeo no Youtube
- Acompanhar uma serie/Tv show que trate do tema
- Instalar aplicativos com notificações diárias
- Acessar sites de compra e venda de produtos relacionados
- Conversar com estrangeiros que se interessem pelo assunto
- Escrever/produzir pequenos textos (como lista de mercado, receitas, lembretes)
- Explorar o vocabulário relacionado
Essas são apenas algumas ideias de como você pode unir o idioma estudado às suas metas pessoais e profissionais. E aí, já sabe como criar sua estratégia? Conta pra gente! Vamos juntos mudar nossos hábitos e comportamentos para vivermos cada vez mais felizes e plenos – e, claro, fluentes em uma língua estrangeira!
E falando em mudança…
→ Lembre-se de que é normal nossas metas e objetivos mudarem ao longo da trajetória. O mundo muda o tempo todo: as tendências, as políticas, as músicas, a forma de trabalhar e até mesmo as doenças estão mudando! Nós fazemos parte do mundo e é natural que também passemos por transformações. Por isso, ao sentir a necessidade de realinhar suas metas de objetivos, refaça as atividades propostas e altere a estratégia. E se você precisa mudar alguma coisa, procure antes de tudo compreender por que a mudança deve ocorrer.