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O ensino tradicional já não parece mais fazer sentido. Em um mundo onde a cada dia as tecnologias são renovadas e a necessidade do moderno, do novo, do diferente se apresenta cada vez mais rápida, fica claro que buscamos inovação em todos os âmbitos de nossa vida. E com a educação não deveria ser diferente!
Se hoje ainda enxergamos o professor como detentor do conhecimento e o aluno como um ser passível, sem referências e neutro no ambiente de aprendizado, estamos freando o desenvolvimento educacional, não permitindo um aperfeiçoamento das metodologias que poderiam ser mais bem relacionadas a nossa sociedade atual. Devemos repensar o real objetivo da educação!
Para que a educação avance e se renove, é necessário um trabalho conjunto, onde o professor tem um papel essencial e pode ser um dos agentes principais de transformação. Ao preparar suas aulas deve ter em mente que seu papel ali vai além de ensinar. O professor é o facilitador da aprendizagem, o mediador, o instigador. Ele tem a missão de estimular seus alunos a aprenderem, fazendo sempre com que o aluno perceba a importância daquele conteúdo em sua própria vida, perceba o sentido real de seu uso!
E como fazer isso???
O primeiro passo é possibilitar a aula a ser um espaço de trocas, colocando o aluno no papel de pesquisador, criando atividades onde o aluno seja autônomo, provocando interação entre os alunos e estimulando a criatividade.
Através de metodologias ativas é possível propiciar a autonomia ao aluno. São algumas delas:
• PBL, ou Problem-Based Learning: é a aprendizagem baseada em problemas. O aluno confronta um problema e deve encontrar uma solução significativa. Ele também é estimulado a desenvolver o pensamento crítico.
• Flipped Classroom, ou sala de aula invertida: acontece quando o aluno estuda a teoria de forma independente fora de sala de aula, e no momento do encontro com o professor e demais alunos é realizado a “parte prática”, com discussão e resolução de exercícios.
• Gameficação: é a adaptação da aula a um formato parecido com games, onde há desafios, recompensas, equipes, bonificação, entre outros recursos.
No ensino de línguas estrangeiras também é possível fugir da educação tradicional. Através de jogos diferenciados e recursos tecnológicos podemos ser inovadores em sala de aula. Aplicativos como o Kahoot!, Genially, recursos de realidade aumentada, etc; são ferramentas interessantes que estimulam a independência do aluno e também são muito divertidas!
Mas além de dominar os recursos tecnológicos, dar uma boa aula de idiomas que foge do clichê tem muito a ver com conhecer o seu aluno e fazer com que ele se sinta “em casa”.
É muito mais gostoso e produtivo se envolver em algo que está relacionado ao seu propósito! Conheça os objetivos de vida dos seus alunos, entenda o porquê de ele estudar essa língua e caminhe com ele rumo ao seu destino! Traga para a sala de aula assuntos conectados aos seus interesses e motive seu aluno a seguir firme em suas metas!
Lembre-se que ser professor de idioma vai além de ensinar a gramática. É ser o acompanhante do aluno na imersão de uma nova cultura!
Se você quer saber mais sobre propósito, assina ao vídeo no nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=5sThLqhG0c8
Quer fazer parte do nosso time de professores criativos e nada tradicionais? Aplique em https://laidiomas.com.br/contato/
Até a próxima!
Milena Andretta