Hey folks! Tudo bem com vocês? Aqui é a Anna, e se você chegou até aqui, significa que tem um grande sonho (ou vários!) e quer uma ajudinha para tirar ele do papel. O post de hoje é sobre isso! Vamos falar sobre uma ferramenta muito útil para alcançar objetivos: a ferramenta SMART.
Vamos supor que você tenha como objetivo ser mais saudável. Entra semana e sai semana e você segue com isso na cabeça: Quero ser mais saudável. Tá, mas e aí? Isso é realmente uma meta?
Vamos pegar esse sonho e transformá-lo em uma meta SMART.

S – SPECIFIC (específico)
“Ser mais saudável” não é muito específico. Então vamos começar mudando essa frase para “Quero passar a comer salada ao menos uma vez por dia” ou “Quero comer bobeiras no máximo uma vez por semana”, ou ainda “Quero fazer exercícios todos os dias”. Só aí, você já transformou seu grande objetivo em três metas mais palpáveis.
Assim, você já começa a ter mais clareza de como implementar isso de verdade.
M – MEASURABLE (mensurável)
Enquanto você não tiver uma forma de medir se está chegando no seu objetivo, você se frustrará por achar que “ainda não está bom o suficiente.” Então, se as suas metas para “ser mais saudável” forem as citadas acima, crie um schedule em que você monitora o seu percurso. Por exemplo:

Muito mais fácil de saber o que está dando certo e o que não está!
A – ATTAINABLE/ACTIONABLE (atingível/prática)
Pense o seguinte: Você nunca praticou exercício físico e nunca teve uma alimentação balanceada. Se você definir que até semana que vem pretende comer salada e praticar exercício físico todos os dias, a probabilidade de você não conseguir e se frustrar é considerável. Então, pensar na sua “semana zero”, ou seja, o início de tudo, é essencial. Estabelecer metas atingíveis faz com que você esteja motivado a ir para o próximo passo.
Além disso, essa é a hora de definir o que acontecerá em cada passo. Ao invés de “passar de comer salada zero dias por semana” para “comer todos os dias”, estabeleça um schedule de um mês, em que você gradativamente adiciona o exercício físico e alimentos saudáveis à sua rotina. Além disso, estabeleça como isso vai acontecer. Que exercício você vai fazer? Que horas isso vai acontecer? Qual o dia mais tranquilo da sua rotina, para que seja o primeiro a ser implementado? Você irá comer mais salada como? Você leva marmita ao trabalho, faz sua própria comida? Já adicionou esses alimentos à sua lista de compras? Descreva tudo em detalhes!
O planejamento é a parte mais importante do caminho para as suas conquistas pessoais!
R – RELEVANT (relevante)
Aqui, é a hora da verdade! Afinal, esse objetivo é realmente importante para você hoje? Você está disposto a mudar a sua rotina para ser mais saudável? O quanto isso realmente impacta no seu bem-estar e autorrealização?
Não tem muita certeza? Então, corre nesse post – Dicas para você dar inicio nas suas conquistas – nele damos um passo a passo de como entender quais as suas prioridades de conquistas pessoais e ter clareza de onde você realmente quer depositar a sua energia.
E por último, mas não menos importante:
T – TIME BASED (temporal)
É isso mesmo. Estabeleça o tempo em que isso vai acontecer. Daqui quanto tempo a salada estará 100% implementada à sua dieta? Nada disso de “um dia”. Quantas vezes você deixou aquele trabalho da faculdade para a última hora? Trabalhamos com prazos e eles são grandes motivadores! Use isso a seu favor!
Agora, se comprometa a transformar esse sonho em realidade! O que achou dessas dicas? Seguindo elas a risca, tenho certeza que você chegará cada vez mais próximo de ter uma vida cheia de auto-realização e conquistas pessoais!
E lembre-se:
“Uma meta sem um plano é somente um desejo.”
Até a próxima!
Anna Müller.