O texto de hoje é para te ajudar com dicas práticas de como trabalhar algumas Soft Skills enquanto você também se desenvolve em um novo idioma.
Primeiro vale relembrar o que são as famosas Soft Skills: habilidades comportamentais, que bem desenvolvidas te ajudam a performar bem seja no ambiente profissional ou pessoal.
Alguns exemplos dessas habilidades, que inclusive foram eleitas pela revista Forbes como as mais requisitadas no ambiente de trabalho, são:
Comunicação eficaz, pensamento criativo, resiliência, empatia, liderança, curiosidade e oratória. Mas a lista não pára por aqui!
A dica de ouro é que você avalie quais delas têm mais necessidade ou menos facilidade em exercer, escolha uma e coloque o foco durante uma semana (ou um mês, como você verá em um dos três exemplos a seguir):
- Comunicação eficaz, nada mais é que você passar a mensagem que pretende com clareza e objetividade. O meu conselho para nos desenvolvermos em algo, qualquer coisa que seja: pratique!
Comece com assuntos do seu interesse. Pegue aquele tema que você ama aprofundar e faça uma apresentação de 2 a 3 minutos, caso seja iniciante no idioma, e/ou 5 a 8 minutos se for intermediário. Traga para a sala de aula, apresente para seu marido, namorada, filhos… Junto com a prática do idioma, você estará tendo um tempo de qualidade com alguém que você gosta. - Pensamento criativo: eu não sei você, leitor (a), mas eu já ouvi muita gente falando que não se considera criativo e que criatividade é apenas para algumas profissões: NÃAAAAAAAOOO!! Todos nós nascemos muito criativos, mas no meio do caminho vamos criando alguns bloqueios.
Algo que irá te auxiliar nesse desbloqueio é: tenha repertório. Leia, assista, ouça assuntos diferentes, e, claro – aproveite para fazer isso em outro idioma! – Assim, você aprenderá muitas palavras novas e expandirá sua consciência para novos assuntos. - Resiliência: a capacidade que as pessoas têm de se adaptarem a dificuldades, traumas, ameaças.
Alguns estudos apontam que relacionamentos que geram confiança, amor e suporte ajudam a criar resiliência. Autocuidado é um recurso muito importante que lhe dará recursos para ser resiliente. Que tal criar um combo de rotina de auto cuidado e prática do idioma ao mesmo tempo?
Segue minha dica de planejamento (autocuidado para conseguirmos ser mais resilientes + prática de 1 idioma).
Semana 1: Tomar um banho ouvindo sua música preferida no idioma. Você pode experimentar deixar a luz apagada, acender um incenso (se for a sua vibe) e curtir o momento!
Semana 2: Fazer uma receita, cheia de amor, na língua que está estudando.
Semana 3: Assistir um filme ou série bem leve e engraçado. Não esqueça que o áudio e a legenda precisam estar no idioma!
Semana 4: Escrever um parágrafo cheio de gratidão, bons sentimentos e desejos para alguém importante para você. (Se a pessoa que for receber não entender o que está escrito, pode até deixar a tradução).
Lembre-se: em um momento de desânimo ao aprender uma nova língua (e acredite, é bem provável que esse momento venha!), seja resiliente. Lembre-se dos motivadores que te levaram a iniciar esse desafio.
Criar uma nova rotina exige sim esforço e dedicação, mas também lhe fará colher bons frutos, tanto profissionais quanto pessoais.
Hoje, as pessoas se mantêm e se destacam no mercado de trabalho por suas habilidades comportamentais. Desenvolvê-las é trilhar seu caminho para o sucesso, seja o que for o sucesso para você.