Este tema está em alta por ser a necessidade de muitos, mas como desenvolver a tão sonhada inteligência emocional de forma simples, sem cair nas armadilhas do estresse diário? Apresentamos aqui o famoso MINDFULNESS, para te auxiliar a driblar este temido inimigo da saúde mental.
Caso ainda não tenha ouvido a respeito, o Mindfulness é simplesmente a prática de exercícios que promovem a atenção plena no momento presente.
Sendo assim, você deve estar se perguntando como algo tão simples pode te ajudar a combater o temido estresse em excesso e contínuo, assim como a ansiedade.
Isso é possível devido ao fato de que quando a mente se encontra no momento presente, é possível aproveitar com maior tranquilidade e clareza os eventos sem que a ansiedade ou o estresse interfiram negativamente.
A ansiedade é uma consequência de se estar com a mente no futuro, como por exemplo, quando alguém se prepara para uma apresentação importante e ao pensar em como se sairá, sente o coração bater mais rápido, as mãos suarem, a boca secar e os efeitos negativos do nervosismo mesmo antes da situação.
Portanto, é de grande utilidade vivenciar um momento de cada vez, estando com a mente consciente para que suas atitudes sejam definidas por você com serenidade e consciência ao invés de com reatividade, o que geralmente, traz como consequência o arrependimento e a culpa.
Um outro benefício experienciado por quem exercita a atenção plena é o de não ter constantes problemas com esquecimentos e perdas que acabam tomando um precioso tempo do dia, o que gera ainda mais estresse e nervosismo.
Afinal de contas ter que voltar para conferir se trancou portas, desligou eletrodomésticos ou parar para procurar as chaves, documentos, celular e etc, em um dia cheio, não é nada agradável, concorda?! E estes eventos geralmente ocorrem ao se fazer as atividades com o corpo em um lugar e a mente em outro.
O Mindfulness pode ser praticado de formas simples e que podem te ajudar a otimizar seu tempo e te deixar mais inteligente e equilibrado (emocionalmente falando).
Seguem algumas sugestões de atividades para o dia a dia:
Pela manhã:
- Preste atenção por alguns minutos em como está seu corpo, da cabeça aos pés antes de sair da cama;
- Escove os dentes focando a atenção na sensação do ato;
- Volte sua atenção para os alimentos que ingere no café da manhã, quais cores você vê, qual a sensação da mistura de sabores, qual a consistência dos alimentos e etc… (Este exercício serve para o momento do almoço e da janta também).
- Inspire e expire com consciência, conte os segundos da inspiração e da expiração por uns minutos após o café da manhã;
Pela tarde:
- Faça pausas mesmo que breves para respirar conscientemente;
- Massageie as próprias mãos levando a atenção total para a sensação que isso causa;
- Movimente os pés e sinta a sensação deles em contato com os sapatos e em seguida com o chão;
- Observe três detalhes bonitos do local em que se encontra;
Pela noite:
- Ao deitar, preste atenção em partes do corpo que mais tencionaram ao longo do dia;
- Observe por uns instantes a movimentação do seu abdômen ao respirar;
- Sinta a sensação do toque da sua pele na roupa de cama por uns minutos;
- Massageie o próprio rosto e foque a atenção na sensação de cada ponto tocado;
Além destas atividades, a dica principal é a de que você faça uma atividade por vez, colocando sua mente no momento presente. O seu desempenho em cada atividade melhorará, seu foco aumentará e seu nível de estresse e ansiedade diminuirão.
Isso se dará como resultado de uma prática contínua, tornar-se mindfull (plenamente consciente) exige dedicação. Mas, valerá a pena, afinal sua saúde certamente responderá positivamente a esse novo hábito.
Gostou das dicas? Algumas dessas atividades já fazem parte da sua rotina diária?
Conte nos comentários o que você faz para trabalhar sua inteligência emocional, pois no texto apresentei apenas um recurso, mas temos muitos outros que são validos também.
Até breve, pessoal!
Valéria Ferreira Bernstorff Prestes