Tempo de leitura: 6 minutos
Vai chegando março e é normal começarmos a ver conteúdos sobre o dia da mulher. Mas você já parou para pensar e pesquisar sobre a origem desse dia? No texto de hoje você vai saber um pouquinho mais sobre essa comemoração e sua origem que foi e continua sendo muito importante na vida de todas as mulheres.
Mas afinal, o que aconteceu no dia 8 de março?
Você já deve saber que no próximo dia 8 é comemorado o Dia Internacional da Mulher, mas já parou para se perguntar como surgiu essa data?
Oficializado em 1975, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20. Se há um tempo atrás a data era comemorada com flores e chocolates, hoje estamos voltando para a raiz da comemoração e o dia 8 de março de cada é lembrado cada vez mais como um dia para reivindicar a igualdade de gênero entre homens e mulheres.
Pode parecer que não, mas o movimento do dia da mulher está ligada ao movimento operário. No século 19, depois de serem inseridas ao mercado de trabalho pela Revolução Francesa, organizações femininas fizeram questão de protestar a favor de melhores condições de trabalho nas fábricas dos Estados Unidos e da Europa.
A primeira marcha a favor de melhores condições trabalhistas aconteceu em 1908 em Nova York e ganhou proporções maiores do que estavam esperando. Cerca de 15 mil mulheres marcharam pedindo redução da carga horária de trabalho, aumento do salário e direito ao voto.
A partir daí, milhares de mulheres continuaram a se reunir ano a ano com o mesmo objetivo e logo mais, começaram a se manifestar pela igualdade de direito. Assim como vemos até hoje.
Entretanto, houveram outros acontecimentos que fizeram dessa data um marco muito importante. Um deles foi a tragédia ocorrida em Nova York em 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram queimados, sendo 125 mulheres e 21 homens, que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.
Ano após ano, as manifestações foram acontecendo e somente no ano de 1917 o dia da mulher se definiu em 8 de março e isso aconteceu pois cerca de 9 mil mulheres trabalhadores se reuniram para manifestar contra Czar Nicolau II e protestar mais uma vez contra as condições de trabalho precárias, fome, e baixa qualidade de vida.
Apesar do real significado da data ter se perdido por um tempo, atualmente vemos esse movimento ganhando cada vez mais força para recuperar suas origens. Por isso, ano após ano, nós da L.A. fazemos questão de lembrar dessa luta tão importante para todas as mulheres do mundo.
E claro, que se você chegou até esse ponto do texto você merece sim fechar essa história com chave de ouro, trouxemos dicas para você aprender um idioma enquanto se informa sobre a luta feminina. É só clicar nos links abaixo e aproveitar!
Quer ficar por dentro de mais dicas sobre estudo de idioma? Clique aqui e confira!