Tempo de leitura: 9min
Olá, queridos leitores! Tudo bem por aí?
Muitas pessoas sonham em conseguir um emprego na Europa ou se perguntam como poderiam fazer isso. Bem, antes de mais nada, é preciso pesquisar e se planejar, e claro, entender como funcionam os processos seletivos por lá. Hoje, vamos contar sobre as etapas do processo seletivo na Itália! Deslize para o lado para conferir:
Curriculum Vitae
Claro, assim como no Brasil, uma parte muito importante da seleção é o seu currículo! Mostrar que você está alinhado com a vaga e com o que a empresa procura, destacar os pontos mais importantes da sua trajetória, sua formação e suas habilidades são informações fundamentais. Na Itália, você pode usar o CV europeu ou um currículo comum, tudo depende da solicitação da vaga que você deseja ocupar. O conselho por lá é o mesmo que ouvimos por aqui: tente deixar o seu currículo o mais atrativo possível!
La Struttura del Curriculum
Na Itália, a foto também é opcional, embora ajude a chamar atenção. Mas olha só o que você não pode esquecer de adicionar no seu currículo para vagas italianas: dados pessoais, experiências profissionais, formação, conhecimentos linguísticos (outros idiomas), conhecimentos técnicos, objetivos profissionais de forma resumida e permissão de uso de dados (ponto muito importante que deve ser adicionado no final do seu CV).
Lettera di Presentazione
Acredito que a Lettera di Presentazione, ou “carta de apresentação”, seja a parte que mais se distancia da maioria dos processos seletivos brasileiros. Ela deve ser anexada junto com o currículo e, como o nome já diz, é uma carta. Tem o teor formal e serve para que o candidato se apresente, destaque pontos relevantes e suas capacidades, explique de maneira mais ampla os seus objetivos profissionais e como pode contribuir para a empresa/equipe. Não subestime a importância desse passo, essa é uma ótima oportunidade para mostrar o seu diferencial! Ela deve sempre ser escrita usando a forma de cortesia (Lei).
Colloquio di Lavoro
Se tudo deu certo com a sua carta de apresentação e com o seu currículo, você deve ter recebido a notícia do seu Colloquio di Lavoro, ou seja, da entrevista! E essa é uma notícia maravilhosa!
Aqui começam as perguntas, o tipo de perguntas e a formalidade da ocasião são similares aos processos brasileiros. Além disso, é comum termos várias fases e tipos de entrevistas diferentes: entrevista para conhecer melhor o seu perfil, segunda/terceira entrevista que indicam que você está dentro do que eles procuram, então chegou a hora de perguntas específicas, como expectativas, carga de trabalho, etc. Também podem ocorrer entrevistas em grupo, geralmente com dinâmicas.
Prima di Partire - Antes de Partir
Tentamos reunir aqui as principais etapas e alguns conselhos sobre o processo seletivo de trabalho na Itália. E para fechar com chave de ouro, lembre-se:
- Além dessas entrevistas mencionadas, também podem acontecer testes de habilidade e outras etapas, como uma entrevista por telefone, por exemplo.
- Uma dica ótima é procurar por vagas em empresas italianas no LinkedIn e tentar entender todos os tipos de pré-requisitos, formações e documentos solicitados. Assim, você pode se adequar ao máximo e construir um currículo ainda mais competitivo para sua área.
Le Domande più Frequenti - Perguntas Mais Comuns
E antes de concluir o post, vamos conferir as 5 perguntas mais comuns em uma entrevista de trabalho:
- Mi parli di Lei – Essa primeira não é exatamente uma pergunta, mas indica que você deve falar um pouco sobre si mesmo. Um detalhe importante, observe o uso da forma de cortesia (Lei) nesse tipo de interação.
- Quali sono i suoi punti di forza? – Quais são os seus pontos fortes?
- Quali sono i suoi punti di debolezza? – Quais são os seus pontos fracos? (seu defeito)
- Perché dovremmo scegliere lei? – Por que devemos te contratar?
- Perché vuole questo lavoro? – Por que você quer este emprego?
Seja no Brasil ou na Itália, os entrevistadores querem te conhecer e entender melhor o seu perfil, se você se encaixa para a vaga e com as políticas empresariais. Mantenha a calma, se prepare com antecedência e lembre-se sempre de manter a educação, o respeito (dando del Lei) e a sinceridade.
Espero que essas informações sejam úteis para quem está buscando oportunidades de trabalho na Itália. Boa sorte em sua jornada profissional!